Colégio Soledade - Educação Religiosa

RELIGIOSA

A Educação Religiosa do Colégio Nossa Senhora da Soledade pretende ser viva, participativa, afetiva e solidária. Embora se mantenha fiel aos princípios cristãos, é ecumênica e dialoga com todas as religiões especialmente as vivenciadas por nossos alunos. Mais do que doutrinar, pretendemos educar para os valores, a ética e a cidadania. Tornar o aluno sujeito de sua própria história, agente transformador e verdadeiro filho de Deus, proposto por Jesus Cristo à humanidade.

Sem sectarismos ou partidarismos, apontamos para os estudantes os grandes ideais de paz e de justiça, trabalhando para que, já na vivência da Comunidade escolar, eles vivam esses valores, que se abrem para soluções reais na sociedade, além dos muros do Colégio. Queremos formar, assim, pessoas críticas, que conhecem seus direitos e seus deveres para uma convivência digna no mundo de hoje; às vezes, tão avesso aos valores autênticos.

Além das aulas regulares que ocorrem no turno matutino, o Colégio apresenta aos alunos que são católicos o ensino de Catequese em turno oposto. São propostos cursos para 1ª Eucaristia, Crisma e Perseverança, para que esses alunos façam a sua caminhada cristã, de conversão e de espiritualidade próprias das religiões que professam.

A 1ª Eucaristia e a Crisma são sacramentos de iniciação cristã, que se fazem exatamente na faixa etária dos adolescentes. O primeiro deles os prepara para a recepção digna do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, conforme pedido naquela Primeira Ceia com os apóstolos, antes de se entregar por nossa salvação.

O segundo é uma confirmação do Batismo, no qual os crismandos, recebendo o óleo santo das mãos do Bispo em sua testa, preparam-se para sua missão na vida e na Igreja, com a força revigoradora do Espírito Santo de Deus.

Já o curso de perseverança se faz no período entre a recepção desses dois sacramentos, incentivando os alunos a se manterem fiéis à 1ª Eucaristia já feita e a se prepararem em ambiente espiritual para o tempo próprio da Crisma.

Durante todo o ano, os alunos também são convidados a participar do Sacramento da Reconciliação (confissão), a celebrações e retiros, sempre num clima jovial, humano, que tenta comunicar a cada um deles o Amor divino.

Ladeira da Soledade, 736
Liberdade, Salvador - BA
Cep: 40325-036
Cel: (71) 9 8668-4510
Colégio Soledade © 2013
Todos os direitos reservados.